Reaproveitamento de eletro-eletrônicos descontinuados - aplicação a robótica e ensino

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Reaproveitamento de eletro-eletrônicos descontinuados - aplicação a robótica e ensino

É comum nos atuais dias, um grande desperdício de diversos tipos de materiais informáticos, ditos “lixo”. Esses mesmos materiais podem ser reaproveitados em diversas áreas, inclusive no ensino como fonte de aprendizagem e construção de vários projetos, nomeadamente robótica, automação, entre outros. Tais materiais têm a vantagem de poderem ser adquiridos de forma gratuita, ou a um custo muito reduzido.Assim, foi projetado e construído um “Robot” didático como exemplo do reaproveitamento de componentes obsoletos e descontinuados.Além da apresentação pratica de uma escola oficina com reaproveitamento destes materiais obsoletos, tornando uma aplicação pratica para fins socioeducativos.

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carga horária

20h

acesso Premium

30 dias

criado em

21/09/2013

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Conteúdo programático:

Modulo 1 - Aplicação robô didático
---1 Introdução
1.1 Reciclagem
1.2 Breve histórico da automação e robótica
1.3 Algumas definições em robótica
---2 Robot Didático. Modos de Funcionamento
2.1 Modo Aleatório
2.2 Modo mapa
2.3 Modo Seguidor de linha
---3 Reutilização de componentes e sua utilização no robot
3.1 Placa de controlo
3.2 Componentes que integram a placa
3.2.1 Visor de cristais Líquidos LCD
3.2.2 Visor de 7 segmentos
3.2.3 Interruptores miniatura
3.2.4 Regulador de tensão (L7805CV)
3.2.5 “Driver” de corrente (ULN 2003)
3.2.6 Conversor BCD-7Segmentos (74LS48)
3.2.7 Microcontrolador AT89S52
3.3 Estrutura Mecânica
3.3.1 Componentes que integram a estrutura mecânica
3.3.2 Motores de passo
3.3.3 Sensor de movimento
3.3.4 Engrenagens
3.3.5 Rodas
3.3.6 Bateria
---4 Projeto Hardware-Software
4.1 Hardware
4.1.1 LCD
4.1.2 Visores de 7-Segmentos
4.1.3 Motores de passo:
4.1.4 “Led´s”
4.1.5 Porta para programação
4.1.6 Sensores / Interruptores miniatura / botões de pressão
4.2 Software
4.2.1 Inicialização do “Robot”
4.2.2 Inicialização do LCD
4.2.3 Menu
4.2.4 Modo Aleatório
4.2.5 Modo Mapa
4.2.6 Modo Seguidor de linha
4.2.7 Motores:
4.2.7.1 Motor de tração
4.2.7.2 Motor de direção
---5 Conclusão
5.1 Trabalhos Futuros
Modulo 2 - Aplicação escola oficina
1-- Aplicação a escola oficina
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Conheça
o responsável:

Ivan Bruno Guerra Pereira

CEO e Fundador da Quantum Digital - Tecnologia de manipulação de campos informacionais - Palestrante ministrando cursos/workshops nas áreas da Física Quântica, espiritualidade, Sistemas de Sustentabilidade e correções de campo informacional - Pós-graduação - Inteligência embarcada - Licenciatura em Engenharia. Eléctrica Eletrônica - Ramo Tecnologias de Informação e Telecomunicações (Portugal) - Vários trabalhos e pesquisas de campo realizados nas áreas da física quântica. - Praticante e conhecedor de técnicas para movimento extra-físico. www.quantumdigital.com.br @digital.quantum www.ivanbrunoguerra.com

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Caio S. Ramon F. Márcio N. Debora R. José T. Rodrigo C. Andre C. José F. Rafael C. Julio N.

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